14 de janeiro 2015
Porque tremida a manete quando aplico o freio rapidamente?
Com mais de 5000km rodados poucas vezes senti o ABS de minha Maxsym em funcionamento, mas, quando isso ocorre você sente na manete sim. Porque?
Bom, para entender o freio, temos que saber um pouco de física, o diabo da inércia e o que é mais eficiente para uma rápida redução de velocidade.
Os freios a tambor convêncionais sempre apresentaram um problema, estancavam a roda dos veículos tirando deles a eficiência e principalmente a dirigibilidade, em outras palavras uma roda freiada com o veículo em movimento representa um risco enorme ao condutor e a tudo que estiver próximo a esse bólido em movimento.
Os freios a disco em automóveis já existem a longa data, e são uma adaptação dos discos usados em aeronaves da Segunda Guerra, eles vieram para resolver em parte o problema da perda de eficiência dos freios pelo calor gerado, então, no sistema a disco atrito resultante do contato dessas peças gera uma força cujo calor – que dissipa no ar – se converte em energia mecânica e imobiliza o carro.
Mas seguiu-se o problema do travamento e desgovernabilidade, até que os alemães da Bosch inventaram o ABS (Antiblockier-Bremssystem, frequentemente traduzido ao inglês como Anti-lock Breaking System) que é um sistema de frenagem que evita que a roda bloqueie (quando o pedal de freio é pisado fortemente).
Em um veículo equipado com o sistema ABS, os sensores de velocidade da roda medem a velocidade de rotação das rodas e passam essas informações à unidade de controle do ABS. Se a unidade de controle do ABS detectar que uma ou mais rodas tendem a travar, ele intervém em questão de milissegundos, modulando a pressão de frenagem em cada roda individual. Ao fazer isso, o ABS impede que as rodas travem e garante uma frenagem segura: o veículo continua sob controle e estável. Bom, essa "modulação" funciona como se você aliviasse o freio e rapidamente voltasse a aciona-lo. Isso na manete se transforma em trepidação.
Fácil, não?
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