quinta-feira, 10 de julho de 2014

A Revisão na Concessionária

10 de julho

Ontem no final da tarde fui buscar a Cabrita na revenda depois da revisão.

O que foi feito ou deveria ser feito são os itens constantes do Manual de Revisões, revisão dos 1000 km, basicamente troca de óleo e apertos básicos.

Gasto total R$ 122,00 ou € 40,46 para dar a referencia ao que tinha visto como padrão de primeira revisão na Europa, aonde a primeira revisão gratuita tem um custo aproximado de € 35,00 ou R$ 105,50. Este custo inclui somente 2 litros de óleo à R$ 52,00 e um filtro de óleo à salgados R$ 70,00.

Lembramos que a próxima revisão será de 5000 km e o óleo deve ser trocado a cada 1500 km nesses primeiros meses de uso. Não entendo porque em uma moto de apenas 1 cilindro, temos que trocar tão repetidamente o óleo, nas motos comuns onde o conjunto de embreagem é banhado em óleo do motor ainda justificaria, mas no caso das scooters, isso não acontece, é só motor.

Um automóvel consome 3,5 a 4 litros de óleo e são para até 10 mil km, proporcionalmente a motocicleta é uma beberrona de óleo que, somado ao consumo da gasolina, baixam as médias a níveis assustadores.

Creio que essa exigência de trocas de óleo tão frequentes são por obra e graça das oficinas que ganham margens escorchantes de lucro em cada litro de óleo, mais do que uma exigência técnica. Se minha suposição estiver errada que os entendidos que se manifestem.

Meu amigo Nuno, do Fórum Maxsym Portugal postou hoje que colocou em sua  600i o filtro de óleo ADS lavável, igual ao que tinha em sua 400i, nunca havia ouvido sobre isso, pedi mais informações, assim que eu as tiver posto aqui.


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