quinta-feira, 3 de julho de 2014

Dr. Pulley

02 de julho


Não é um médico mas promete melhorar a saúde de nossa Scooter.

Já esgotaram a discussão sobre os famosos roletes Dr. Pulley, mas, como acabo de chegar ao mundo das scooters e imagine o impacto que teve o assunto em mim.




Melhorar , quando se fala essa palavra os nossos olhos brilham e até as mentiras viram verdades.



Li muito sobre o assunto e descobri que a melhoria é falada em milímetros de ganho no variador.




Como o câmbio de uma bicicleta, o variador seria o pinhão que, quanto menor mais força e menos velocidade e quanto maior menos força e mais velocidade. No caso das scooter com o sistema de cambio CVT o VARIADOR espreme a correia para fora aumentando o diâmetro (pinhão maior) quando aceleramos e afrouxa reduzindo o diâmetro (pinhão menor) quando desaceleramos lembre-se que no outro lado da correia temos o ATUADOR que funciona de forma inversa como se fosse a coroa de nossa bicicleta.



Os roletes Dr. Pulley prometem mais tudo e menos consumo espremendo um pouquinho mais a correia, bem pouquinho, quando aceleramos e aliviando um pouquinho quando desaceleraremos, o suficiente para arrancadas mais rápidas diminuindo a patinada inicial e velocidades maiores com menos rotação do motor, o que redundaria em melhor consumo.

Não faltassem dúvidas a respeito ainda tem a história das gramas que diferenciam os roletes, uns dizem que 13g é o melhor e nessa linha chegamos até o 18g que hipoteticamente mudaria a velocidade de fechamento e abertura dos cones do VARIADOR.

Esgotada essa parte entramos no ATUADOR que merece um outro capítulo.

9 comentários:

  1. Olá Carlos, parabéns pela sua nova maquina, realmente ela é linda, eu sou de Santo André, região metropolitana de SP, e tenho uma citycom 300i a pouco tempo, uns 3 meses, gosto muito dela, uso diariamente para ida e volta do trabalho, rodo uns 45 km por dia, e estou pensando seriamente em trocar pela maxsym, pois a citycom é realmente muito boa no dia a dia da cidade, mas nos fins de semana para pegar estrada com a esposa ela deixa a desejar, gostaria de saber se vc já fez alguma viagem com a sua, e como ela se saiu na estrada? Parabéns pelo blog, muito bom ter suas impressões para conhecer melhor a moto. Ah se quiser dar uma olhada eu também tenho um site sobre motos www.galeriadasmotos.com.br.
    Abraços
    Everton Prates

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Everton

      Comprei a Maxsym em pleno inverno gaúcho, quando não faz muito frio, chove a cântaros, por essa razão ainda não tive a oportunidade de viajar com ela. Mas tenho acompanhado clubes de Maxiscooter pelo mundo, e eles promovem passeios por seus países como os já conhecidos passeios de Harlistas, É incrivel como a Maxsym 400i ganhou adeptos pelo mundo, até nos Estados Unidos tem, sem falar na Ásia que é o berço da Sym você encontrará uma grande quantidade em países como a Portugal, Espanha, França, Alemanha, Rússia e Austrália. Curiosamente, no Brasil, somente agora as Scooters começam a ganhar algum espaço, e acho que vieram para ficar.

      Excluir
  2. Everton

    Visitei a sua página, e gostaria de fazer uma pequena mas significativa correção, na pesquisa você inclui a Dafra como fabricante, ela não é, ela é uma montadora instalada em Manaus que monta diversas marcas de motocicletas incluindo a Sym que temos, que sim é a marca de uma motocicleta como Honda e Yamaha como exemplos. Acho que pelo bem de nossa scooters devemos fazer um esforço para dissociar a Dafra da Sym, espero que um dia a Sym se instale no Brasil e se estruture para atender o mercado brasileiro. a Dafra é uma loja de motos que cresceu e não definiu bem seus objetivos. Claro que isso é um capitulo à parte, Vou dedicar uma postagem só com esse assunto.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas observações Carlos, vou corrigi-las. Abs

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal!
    Sou Alexandre de Brasília e estou com minha Maxsym 400i desde setembro de 2014. Já passei dos 10 mil com ela e acho tudo de bom. Exceto peças de reposição né, sempre deixa a desejar porque demora em média 10 dias para vir da fábrica de manaus, para mim essa é a única desvantagem.
    Muitos reclamam também dos preços das peças, mas no meu ponto de vista, como tudo é caro no Brasil, tá na média, ainda mais se tratando de uma scooter desse porte.
    Pois bem, vamos lá! Acho a scooter, num todo, excelente por tudo que ela possui: porta-malas amplo, freios ABS nas duas rodas e disco duplo na dianteira (só podia ter vindo com o C-ABS que na na europa já vem de série na Maxsym), "sofá" confortável, apoio para esticar as pernas, carregador usb 5v e 12v, etc. A moto num todo é excelente.
    Ah, o velocímetro dela sempre marca uns 10km/h a mais e dá uns pulinhos por causa da leitura eletrônica de velocidade, mas não vejo isso como problema não, já acostumei e também quero trocar os retrovisores por um mais aberto, pois minha garupa tampa um pouco da minha visão, os originais são muito fechados, 3 cm mais abertos já ajudaria muitoooo...
    Comigo em Brasília faz 26 km/L a 80km/h geralmente, na estrada já gasta mais porque a rotação aumenta, indo a 110km/h (veloc GPS) ela faz uns 23 Km/L. Gosto da autonomia dela, mas se eu puxar o acelerador na estrada e ir no talo aí meu filho ela gasta tudo e mais um pouco, faz 17km/L, mas tadinho do motor pra ficar nesse pique o tempo todo hein?!?!? Mas eu já fui de Brasília pra Goiânia assim, a 150Km/h.
    Na viagem que fiz para MT com garupa e bagagem (peso máximo excedido), foram 10hrs, parando só pra abastecer. A motoca se saiu muito bem, um pouco de dificuldade para ultrapassar em subidas a uma velocidade baixa. Ela demora a responder o torque dependendo da situação, mas é só esperar o momento certo e ultrapassar o bendito caminhão, mas se já vier no embalo e acelerar mais pra passar aí é sem problemas, o ruim é se a rotação cair de 5.000rpm, assim ela fica meio sonsa...
    O farol para viajar no breu a noite é excelente, muito bom mesmo, nem precisa trocar lâmpada, muito menos por xenon, pra mim tá perfeito.
    No mais é isso! Qualquer dúvida ou troca de experiências estamos aí....

    ResponderExcluir
  5. Srs e um prazer poder participar deste fórum.
    Como possuo também uma maxsym 400I, comprada a pouco mais de um mês, venho solicitar dos participantes uma orientação sobre COMO REGULAR O FREIO TRASEIRO. visto que na última troca que fiz das pastilhas acabei passando por 3 oficinas para conseguir uma regulagem e não ficou boa.
    Conheci o sistema de alto regulagem do pistão da pinça, via rosca sem fim, porém mesmo com a pastilha original e nova, o freio ficou baixo, e não sei como proceder para regular. Hoje o manete do freio chega a encostar no punho do guidão.

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE AMIGOS.
    JA ME PROGRAMEI PRA COMPRAR UMA MAXSYM EM JANEIRO, ESTOU LENDO E VENDO TUDO QUE POSSO SOBRE ESSA MOTO, VENDI MINHA CUSTOM E ESTOU ANSIOSO PRA PEGAR ESTE SCOOTER GIGANTE. GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM GRUPO SÓ DE MAXSYM NO FACEBOOK OU ATE NO ZAP, SE TIVER NO ZAP PODEM ME INCLUIR POR GENTILEZA . 11 9 40027479 (BERNARDO)

    ResponderExcluir