terça-feira, 17 de junho de 2014

Descoberta PÉSSIMA

17 de junho

Como sabem, a muito tenho frequentado o Fórum Maxsym Portugal, ali tem boas dicas.
Um dia destes vi uma publicação lá sobre o lançamento da 400i no Brasil que incluía um vídeo da VRUM disponível abaixo. ,



 Esse video gerou um comentário que transcrevo abaixo.

"Ensaio da nova (no Brasil) Maxsym 400i ABS.
O vídeo tem um pequeno erro porque aos 2:15 diz que a versão com ABS tem travagem combinada."


Contestei imediatamente dizendo

"Caro Pianoman

Comprei uma Maxsym 400i à poucos dias, muito de minha decisão foi baseada nas informações deste forum, o qual agradeço muito.

O vídeo da VRUM de apresentação no Brasil da Maxsym não está errado, pelo menos não segundo a concessionária e propagandas da scooter no Brasil que dizem que a versão 2015 possui o C-ABS ou Combined Anti-lock Braking System."


Logo veio a réplica

"Versão 2015?

Mas no vídeo não podem estar a testar a versão 2015...pois estamos em 2014. E, garanto-te que a Maxsym que saiu até agora não tem C-ABS!"


Eu de novo

"Caro Pianoman
No Brasil tem destas coisas, nos documentos dos veiculo fabricados no Brasil figuram as informações Ano e Modelo, no meu caso veio com as seguintes informações Ano: 2014 Modelo: 2015. Muito deste modo de ano e modelo foi feito para não parar as vendas de carros no final de ano à espera de um novo modelo. sendo assim, quando a fabrica garante que não haverá mudanças no veiculo para o ano seguinte, é válido ano e modelo.
Quanto ao sistema de freios, salvo propaganda enganosa veja o site da Dafra, fabricante da Sym no Brasil."


E a réplica

"Quanto à existência de C-ABS, acho muito, mas mesmo muito difícil que a SYM construa motas com uma tecnologia diferente apenas para o Brasil, uma vez que todas as outras eu GARANTO que não têm CBS. Quando há ABS, não há CBS e o teste é fácil de fazer:
com a mota no cavalete central, carregar na manete esquerda (travão traseiro e combinado, se existir) e rodar a roda da frente. Se ela rodar, NÃO tem CBS. Atenção que é necessário levantar a frente da mota, porque a roda encosta no chão."


Bom, testei de tudo que é jeito, e nada, cada qual freia o seu, me restou entrar em contato com a Dafra e questionar o tal do "Combined Brake System".
Não recebi nenhuma resposta, porém, de volta a página da Dafra, para minha absoluta surpresa, adivinhem? "O discutido C-ABS desapareceu.

Texto da página antes:

Projetado para oferecer muito conforto e excelente performance durante viagens por estradas e vias expressas, sem abrir mão da conveniência no uso urbano, o Maxsym 400i traz como itens de série tudo que um maxi scooter deveria ter: freios C-ABS (Combined Anti-lock Braking System, ou sistema de freio antitravamento combinado), amplo espaço sob o banco para acomodar dois capacetes integrais, apoio lombar para garupa, entrada USB, entre outros. Tudo isso por um preço extremamente competitivo para um produto dessa categoria.

Texto da página agora:

Projetado para oferecer muito conforto e excelente performance durante viagens por estradas e vias expressas, sem abrir mão da conveniência no uso urbano, o Maxsym 400i traz como itens de série tudo que um maxi scooter deveria ter:amplo espaço sob o banco para acomodar dois capacetes integrais, apoio lombar para garupa, entrada USB, entre outros. Tudo isso por um preço extremamente competitivo para um produto dessa categoria.

Então? Parte do texto sumiu? Fomos descaradamente enganados pela Dafra? Segundo eu segui a Sym, fabricante da scooter em várias partes do mundo, ela é séria, a Dafra, tem muitas questões no Brasil em aberto deixando parecer que não está preocupada com a imagem de suas representadas.

O que fazer agora?

2 comentários:

  1. Amigo Carlos,

    Como sabe eu escrevi as mensagens transcritas em cima.
    Inclusivamente enviei um email para a Dafra alertando para o assunto. Calculo que isso tenha despoletado a alteração do texto.
    No entanto, nunca recebi qualquer resposta da Dafra, o que acho uma cobardia.

    Um abraço,
    Pianoman

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Nuno

      Eu também espero uma explicação a respeito do tema, mas acho meio difícil, Mandei uma centena de e-mails perguntando quais as ferramentas que deveriam acompanhar a Maxsym e até hoje não recebí nenhuma resposta, imagine algo tão complicado quanto ao fato de vender "gato por lebre".

      Excluir